Edição de Imagem
Antes da evolução da fotografia de rolo para a fotografia digital a magia de revelação acontecia na sala escura. Atualmente, a “revelação instantânea” no ecrã LCD da máquina fotográfica quebrou o suspense de aguardar pela revelação para perceber o resultado, no entanto a história não acaba aqui… Segue-se a Edição de Imagem!
Tirando partido do formato RAW, com a mais recente tecnologia (software e hardware) com especialização na edição fotográfica é possível com fotografias boas fazer fotografias melhores.
Contudo, imperfeições como uma imagem muito tremida, ou outras podem não ter resolução. Mas se o propósito da edição passar por clarear uma determinada zona da imagem que se encontra mais escura ou tornar as cores mais vidas, sim isso é possível.
Todas as fotografias são em formato RAW pois assim garantimos a qualidade do resultado final.
O processo de Edição de Imagem tornou-se mais completo na medida em que ajuda imenso na melhoria do resultado final de cada fotografia. A título de curiosidade listamos aqui alguns dos ajustes mais comuns: Enquadramento, Exposição Temperatura de Luz, Balanço de Brancos, Sombras, Claridade, entre outros.
Enquadramento
Muitas vezes negligenciado, o enquadramento é a principal ferramenta de edição de imagem.
Exposição (intensidade de luz)
Porque nem sempre é possível fazer a leitura correta da temperatura da luz, a edição em pós produção funciona.
Sombras
Melhorar de forma isolada a luz das sombras ajuda a alcançar um resultado final melhorado.
Claridade
Correção das arestas do limite de cor em contraste e luz.
Adobe Photoshop Lightroom
É com recurso ao Adobe Photohop Lightroom que sequencialmente editamos todos os trabalhos fotográficos.
À semelhança do cinema em que o que passa para o espetador são os melhores “takes” já editados, “versão melhorada” essa é também a minha abordagem em fotografia.
Com edição de imagem a magia acontece!
Boas fotos, sempre com Edição de Imagem!
Saber mais sobre fotografia!