Megapixéis não são tudo

Megapixéis não são tudo

Os megapixéis são por vezes um fator de escolha e diferenciação pouco compreendido, quando os utilizadores subentendem que a escolha de um equipamento com mais megapixéis resulta em maior qualidade final.

Recentemente tem havido forte aposta em equipamentos fotográficos (em especial telemóveis, como o Nokia Lumia) com grande ênfase no débito de megapixéis.

Mais megapixéis e mais qualidade não se encontram em constante relação de grandeza. O que diferencia a qualidade final é o sensor, repare-se na imagem seguinte que ilustra a dimensão dos sensores das diferentes máquinas fotográficas (do menor para o maior): Compactas, DSLR comum e DSLR FullFrame EOS 1Ds Mark III:

Megapixéis não são tudo, Fotógrafo Lisboa, diogogarcia.com  Megapixéis não são tudo Megapix  is n  o s  o tudo Fot  grafo Lisboa diogogarcia

Com esta ilustração é simples de perceber que um telemóvel com débito de 30MP não chega nem perto da qualidade de uma boa reflex com 6.2MP.

Com pequenos sensores, as máquinas fotográficas compactas continuarão a debitar imagens enormes mas com baixa qualidade.

Boas fotos!

Saber mais sobre fotografia!

Back to Top