Não usar Flash

Não usar Flash

Hoje em dia a maioria das cameras fotográficas vêm equipadas com um flash, contudo é necessário grande cuidado no seu uso pois este magnífico acessório é capaz de compor ou destruir uma boa fotografia! O melhor mesmo é descobrir porque Não usar flash?

Com vista a obter os melhores resultados, pretende-se com este texto partilhar algumas ideias capazes de transmitir razões pelas quais se desaconselha o uso do flash e dicas sobre como e quando usar.

Flash Não usar flash Não usar Flash Flash

Comecemos por compreender qual o motivo pelo qual o flash é ativado: Sempre que, em modo automático, preparamos a camera fotográfica para disparar, de acordo com a leitura de luz percepcionada a camera decide se dispara ou não o flash. Com pouca luz a camera ativa o disparo do flash, com luz suficiente não dispara o flash. Vale a pena resistir à tentação e não usar flash.

O flash é ativado com o objetivo de iluminar a cena, mas há limites… por isso deveremos ter em conta que a luz do flash é restrita, (na generalidade dos casos entre 3 a 10 metros), pelo que ao fotografar elementos a mais de 10 metros o disparo do flash não serve de nada. Por isso sempre que estiver a fotografar elementos longe, não usar flash. Com o flash ativo os elementos mais próximos podem aparecer iluminados, em contraste, os mais distantes ficam mais escuros, com isto aniquila-se a luz natural e capta-se uma cena não real mas produzida apenas devido ao disparo do flash.

Mas afinal… o que é o flash e para que serve?

O flash emite uma luz artificial durante um curto período de tempo que tipicamente varia entre 1/1000 e 1/200 de segundo com uma temperatura de luz de 5500 Kelvin. A maioria das cameras fotográficas compactas vêm equipadas com flash interno ou com um encaixe para um flash externo. Os flashes externos têm geralmente uma cabeça rotativa que permite controlar a direção da luz. Uma outra vantagem do flash externo advém da capacidade de controlar a intensidade da luz e o seu ângulo de projecção (mais aberto para lentes de maior abertura ou mais fechado para lentes de maior alcance). Como desafio, faça uso da luz natural e tente não usar flash!

Ainda assim, rodando a cabeça do flash em direção a uma parede branca é possível criar um efeito de luz tipo janela, uma luz lateral que causa sombras capazes de dar a ideia das proporções. Em alternativa, fotografar com flash externo mais disparador remoto permite também contornar a luz frontal. Note-se que na maioria das fotografias, a luz frontal retira o interesse pois elimina as sombras e torna a cena mais plana.

Dicas:

Fotografar com pouca luz disponível, em ambientes mais escuros, obriga a aumentar a sensibilidade à luz (ISO). Logo quanto maior é o ISO mais sensibilidade à luz, (não abordando o impacto da lente usada), desta forma, as cameras fotográficas com maior sensibilidade de ISO (com boa qualidade) no mercado têm também os preços mais elevados em regra associados às gamas profissionais.

Quando ao fotografar sem flash e com ISO elevado em situações de pouca luz, é facilmente percetível que a camera atingiu o limite de ISO (qualidade menos boa) a fotografia resultante poderá ter o defeito de granulado tal como na fotografia que se segue. Nesta situação, disparar o flash pode mudar tudo e fazer com que a fotografia possa afinal ser usada.

Fotografia granulada  ISO elevado (qualidade menos boa)

ISO 200 e ISO 3200 Não usar flash Não usar Flash ISO 200 e ISO 3200

Em seguida, apresentam-se duas fotografias de uma mesma situação, uma com flash outra sem. Apesar de a fotografia com flash ser equilibrada, é notório que quando o flash dispara a luz ambiente é cortada e o fundo fica mais escuro, não retratando de forma fiel a situação real mas captando uma realidade fortemente influenciada pela luz do flash. Os elementos mais próximos estão iluminados e os mais distantes mais escuros, este é “um problema” que advém do uso do flash.

No exemplo da fotografia sem disparo de flash a realidade é captada tal qual como a vemos sem interferência da luz artificial emitida pelo flash.

Fotografia com flash

Fotografia com flash, Porque não usar o flash? Não usar flash Não usar Flash Porque n  o usar o flash

Não usar flash é a melhor opção, nesta imagem perdemos a luz ambiente. Por isso recomendamos: Não usar Flash.

Fotografia sem flash

Fotografia sem flash Não usar flash Não usar Flash Porque n  o usar o flash

Sempre que se considera apropriado, com vista a manter um registo fiel dos acontecimentos privilegia-se a captura de imagens sem recorrer ao uso do flash. Sempre que possível, lembre-se: não usar flash!

Para saber mais pf visitar conceito.

Visite agora a galeria de fotografias de casamento!
Saber mais sobre fotografia de casamento!
Acompanhe o nosso Blog!
Contacte-nos!

Fotografar melhor é muitas das vezes: não usar flash!

www.diogogarcia.com

Voltar ao topo