Restaurante Panorâmico de Monsanto

Foi em 1967 que a Câmara municipal de Lisboa ordenou a construção do Restaurante Panorâmico de Monsanto, a inauguração aconteceu no ano seguinte. Projetado pelo arquiteto Chaves da Costa o local tem uma área de sete mil metros quadrados, um espaço soberbo com obras de arte como painéis de Luis Dourdill, altos relevos de Querubim Lapa e azulejos de Manuel Madureira.

Além de restaurante, foi depois escritório de uma empresa de filmagens, discoteca, bingo e armazém de materiais de construção civil. Hoje, está completamente ao abandono, degradado, vandalizado e em ruínas, mas apesar dos vidros partidos e do lixo acumulado, o edifício mantém o seu charme e beleza.

Considerando que o Restaurante Panorâmico de Monsanto é uma das maiores obras do período moderno em Portugal, com uma fantástica localização e deslumbrante vista de 360º sobre a cidade de Lisboa, importa chamar a atenção de todos para que se possa fazer algo e urgentemente intervencionar este espaço contrariando a sua actual situação de abandono e de futuro incerto.

Desde 2 de Setembro que o Restaurante Panorâmico de Monsanto funciona como miradouro aberto ao público, este ponto de vista privilegiado no coração verde da cidade de Lisboa merece ser visitado por todos!

Com vista à segurança dos visitantes, a CML instalou barreiras, vedou os locais mais perigosos e destacou vigilância para o local. Por esse motivo, este que era um espaço abandonado e com imensos perigos tornou-se seguro e permite a visita de qualquer pessoa, entre os oito e os oitenta anos.

O Miradouro do Restaurante Panorâmico de Monsanto está aberto com entrada gratuita todos os dias entre as 9h e as 18h. Para que seja mais fácil chegar até ao miradouro, adiantamos que este se localiza na Estrada da Bela Vista no Monsanto, aqui fica a localização no Google Maps: https://goo.gl/maps/sXsefceGDm82

Seguem-se fotografias do estado atual e também 15 fotografias do "antigamente".

Aqui ficam algumas imagens do Restaurante Panorâmico de Monsanto durante o processo de construção e antes da sua inauguração.

Contacto

Voltar ao topo