Fotografias com o tempo de exposição controlado! S ou Tv!

Fotografias com o tempo de exposição controlado! S ou Tv!

Fotografar com o tempo de exposição controlado é fácil.

Abreviado como S nas câmaras Nikon, Minolta, Konica Minolta, Sony, Olympus e Sigma, e Tv (para “time value” nas câmaras Canon, Pentax ou Leica).

V1. Canon_Nikon fotografias com o tempo de exposição controlado! s ou tv! Fotografias com o tempo de exposição controlado! S ou Tv! V1

“Time value” representa o tempo de exposição do sensor da câmara fotográfica à luz. Por sua vez, quanto maior é o tempo de exposição mais luz é captada pelo sensor.

Em que situações é recomendável o uso de um tempo de exposição lento?

  • Pouca luz (um tempo de exposição maior permite captar mais luz e aclarar a imagem). Nestas situações, em velocidades de exposição abaixo de 1/60 (1 segundo dividido em 60 partes) recomenda-se o uso de tripé ou monopé com vista a evitar fotografias tremidas.
  • Provocar arrastamento, permite criar imagens capazes de transmitir o movimento.

A escolha de um tempo de disparo rápido pode ser usado em situações onde:

  • Se pretende congelar o momento, (muito usado em desporto), por exemplo: velocidades de 1/640 permitem fixar o instante em que um motociclista passa em velocidade frente à objetiva.
  • Há demasiada luz disponível, (dia de verão com céu limpo), um disparo mais rápido faz reduzir a quantidade de luz a atingir o sensor, evitando assim sobre-exposição.

O uso do modo S ou Tv dependendo da câmara fotográfica é uma excelente alternativa face ao modo totalmente automático (onde a câmara fotográfica toma todas as decisões). Ao selecionar o tempo de exposição a câmara fotográfica determina de forma automática a abertura necessária para obter uma fotografia com a exposição correta.

Boas fotos!

diogogarcia.com

 

Voltar ao topo