APS-C ou Full Frame, qual o impacto na fotografia?
O sensor da câmara digital é verdadeiramente determinante na quantidade e qualidade de informação registada.
APS-C é o sensor mais comum na maioria das câmaras fotográficas digitais, este tem a dimensão de 22.2 x 14.8mm, menor que o sensor standard Full Frame 35mm (com origem no rolo fotográfico) com 36 x 24mm.
À direita o sensor APS-C 22.2 x 14.8mm (gama para amadores),
À direita o sensor Full Frame 36 x 24mm (gama para profissionais),
Um sensor maior capta mais fótons (radiação electromagnética incluindo a luz), logo resulta numa imagem com maior qualidade final. Como tal, considerando alguns dos pequenos sensores com mais de dez megapíxeis instalados em telemóveis ou tablets, apesar sua da portabilidade e reduzida dimensão, por agora, estes ainda comprometem bastante a qualidade final, repare-se na ilustração:
A dimensão do sensor tem uma relação direta com a quantidade de luz recolhida logo a imagem final tem mais qualidade quando se usa um sensor maior, um sensor mais pequeno propaga mais ruído na fotografia.
Com base no triângulo de entrada de luz pela lente é determinado o ângulo de cobertura da imagem, logo, com a mesma lente, um sensor APS-C tem um menor ângulo de visão que um sensor Full Frame. Com a mesma distância focal o sensor APS-C simula um zoom devido ao corte de imagem provocado pelo menor ângulo de visão:
Conclui-se portanto que os sensores Full Frame pertencem à gama profissional e são capazes de um melhor desempenho em termos de retenção de luz e qualidade da imagem final.
Boas fotos!