Como escolher a melhor lente fotográfica?

Featured Image
Como escolher a melhor lente fotográfica?
5/5 - (2 votes)

Quase todos os utilizadores de câmaras fotográficas digitais têm vários conjuntos de lentes no seu kit!

A distância focal tem sido uma das principais ferramentas para ajustar a composição fotográfica.

Independentemente do motivo da fotografia: casamentos, batizados, hotelaria ou mesmo em estúdio. Um conjunto alargado de lentes é essencial para conseguir resultados com maior qualidade e diversificação.

Só assim é possível controlar o enquadramento, a perspectiva, o ângulo e o grau de aproximação ao assunto fotografado. Consoante a lente utilizada torna-se possível alterar de forma radical o estilo e o ambiente da fotografia final.

Como escolher a melhor lente fotográfica? Como escolher a melhor lente fotografica 1 1024x299

Entre as diversas lentes mais utilizadas destacam-se as lentes de zoom, as teleobjectivas de grande alcance e as lentes grande angular.

Perceber de que forma a distância focal funciona e afecta cada fotografia é assim essencial para a escolha da lente a utilizar em cada situação. Existem essencialmente dois tipos de lentes, lentes com distância focal fixa e lentes de distância focal variável. Entre elas não existem melhores ou piores, a utilização deverá ser sempre adequada ao objectivo final pretendido.

As lentes com distância focal fixa, também conhecidas como lentes “prime”, são lentes mais pequenas e também mais leves, (pois não dispõem do sistema e mecanismo de zoom). Uma enorme vantagem das lentes “prime” prende-se com o facto de estas lentes terem geralmente aberturas muito maiores do que as lentes com distância focal variável. Como sabemos, aberturas maiores têm essencialmente duas vantagens, primeiro permitem fotografar com mais qualidade mesmo com luz fraca e segundo possibilitam um maior desfoque entre primeiro e segundo plano. No entanto, as lentes de distância focal variável (lentes de zoom), são muito mais versáteis e convenientes. Com uma única lente de zoom torna-se possível executar o trabalho de diversas lentes com distância focal fixa.

Como escolher a melhor lente fotográfica? Como escolher a melhor lente fotografica 2 1024x253

Tipicamente a distância focal é apresentada em milímetros na lateral da lente. Talvez a lente mais comum e popular de qualquer “kit fotográfico simples” seja a lente 18-55mm. Isto significa que esta é uma lente de zoom com distância focal variável de 18 até 55 mm. No que se refere a conceitos de grupos de lentes, a grande angular e a telefoto são termos relativos. Qualquer lente maior que 50 mm é considerada uma telefoto, enquanto qualquer lente menor é considerada grande angular.

Porque as necessidades de registo fotográfico ao longo de um dia de casamento são extremamente variadas e exigentes, obrigando a uma enorme flexibilidade e capacidade de adaptação aos mais diversos acontecimentos. Para conseguirmos dar uma resposta adequada e ajustar rapidamente o equipamento utilizado em função do resultado pretendido, cobrindo fotograficamente de forma correcta todos os acontecimentos, na generalidade das situações, optamos por utilizar lentes de zoom (lentes com distância focal variável).

Se o objectivo é fotografar à distância, deve ser considerada uma lente teleobjectiva por exemplo 200mm, esta permite captar assuntos com longo alcance.

Como escolher a melhor lente fotográfica? Full Frame APSC

Muitas das máquinas fotográficas DSLR’s usam sensores “APS-C” (sensores mais pequenos e mais fracos), embora o tamanho formal varie entre fabricantes, estes têm uma dimensão de 22,5x15mm.

Quando uma lente é usada num sensor “APS-C” sofre um factor “crop” o que significa que, para manter a distância focal da lente aplica-se um ajuste de 1,6x. Isto faz com que num sensor “APS-C” uma lente zoom DSLR 18-55mm seja equivalente à popular lente zoom 28-80mm, (Cálculo 18 x 1.6 = 28 | 55 x 1.6 = 88).

Como escolher a melhor lente fotográfica? basics crop sensor

Já um sensor “full frame” gama profissional, tem a dimensão de 35 mm, (36x24mm) comparativamente aos sensores APS-C este é bastante maior e mais poderoso.

Saber mais sobre fotografia!

Contacte-nos!

Back to Top