Edição de Imagem

Featured Image
Edição de Imagem

Antes da evolução da fotografia de rolo para a fotografia digital a magia de revelação acontecia na sala escura. Actualmente, a “revelação instantânea” no ecrã LCD da máquina fotográfica quebrou o suspense de aguardar pela revelação para perceber o resultado, no entanto a história não acaba aqui… Segue-se a Edição de Imagem!

Se fotografarmos com um telemóvel obtemos uma imagem proveniente de um pequeno sensor, por isso, uma imagem com menor qualidade. O que disfarça e melhora a qualidade das fotografias dos telemóveis é a edição fotográfica, aplicada automaticamente através de inteligência artificial. É assim possível afirmar que é graças à edição fotográfica que conseguimos gostar das fotografias que tiramos através de telemóveis.

Máquina Fotográfica DSLR e telemóveis  Edição de Imagem Clipboard01

Ainda assim nem todos os telemóveis tiram “boas fotografias” porque são inúmeros os factores que contribuem para a obtenção de fotografias melhores, nomeadamente a abertura da lente, sensibilidade à luz, rapidez no disparo entre outros.

Posto isto, importa ponderar sobre o que é uma boa fotografia, aspectos técnicos e estéticos à parte, uma boa fotografia deve conter qualidade e versatilidade pelo que se espera que tenha qualidade suficiente para ser vista de perto ou impressa em maior dimensão A4, A3… A0 sem apresentar distorções ou falta de qualidade – isto não acontece com fotografias captadas através de telemóveis. Ou seja, um telemóvel tira uma boa fotografia para ser vista no seu ecrã ou numa impressão de dimensão reduzida mas quando vemos essa fotografia de perto ou fazemos uma uma impressão de maior formato as imperfeições estão lá.

Fotografia impressa  Edição de Imagem Clipboard02 1

É por isso que um telemóvel com o seu pequeno sensor e capacidade de captação não substitui uma máquina fotográfica. Contudo percebe-se que a edição fotográfica do telemóvel é essencial para que possamos gostar de uma fotografia.

Raw vs JPG  Edição de Imagem Clipboard01 1

Assim sendo, tirando partido do formato RAW, com a mais recente tecnologia (software e hardware) com especialização na edição fotográfica é possível com fotografias boas fazer fotografias melhores.

Contudo, imperfeições como uma imagem muito tremida, ou outras podem não ter resolução. Mas se o propósito da edição passar por clarear uma determinada zona da imagem que se encontra mais escura ou tornar as cores mais vidas, sim isso é possível.

Todas as fotografias são em formato RAW pois assim garantimos a qualidade do resultado final.

Antes de avançar para a edição fotográfica devemos considerar que uma boa fotografia é também composta por alguns elementos cruciais, entre os quais destacamos: uma boa luz.

Fotografia e Luz  Edição de Imagem Clipboard02

Sem “sombra” de dúvidas que a luz e sombra são essenciais para que possamos gostar ou não gostar de uma fotografia, é por isso essencial dedicar tempo para analisar qual a luz ideal e como a alcançar para realizar a fotografia pretendida.

Aqui ficam 24 exemplos de configuração de luz em estúdio para fotografia de retrato:

Luz, fotografia de retrato  Edição de Imagem Clipboard01 2

Sem considerar a modulação de luz em estúdio, no interior podemos usar a luz indirecta, por exemplo junto a uma janela, a iluminação superior (sem flash), ou juntando flash à iluminação superior.

No exterior, os princípios de utilização da luz solar são “aproximados” aos princípios de utilização da luz em estúdio, sendo que, como não é possível mover o sol :), é torna-se necessário movimentar o(a) modelo para que possamos conseguir o resultado final pretendido.

Fotografia no exterior  Edição de Imagem Clipboard01 3

O número de fotografias é algo que devemos considerar na medida em que, apesar de querermos sempre editar e entregar o maior número de fotografias possível, queremos também aumentar a qualidade do trabalho final. Assim sendo, de forma a melhorar o resultado final, por vezes é essencial descartar algumas das fotografias.

Usar menos fotografias  Edição de Imagem Clipboard02 2

O processo de Edição de Imagem tornou-se mais completo na medida em que ajuda imenso na melhoria do resultado final de cada fotografia. A título de curiosidade listamos aqui alguns dos ajustes mais comuns: Enquadramento, Exposição, Saturação das cores, Temperatura de Luz, Balanço de Brancos, Sombras, Claridade, entre outros.

Enquadramento

Edição de Imagem_, Fotógrafo Lisboa, diogogarcia.com  Edição de Imagem Edi    o de Imagem  Fot  grafo Lisboa diogogarcia

Muitas vezes negligenciado, o enquadramento é a principal ferramenta de edição de imagem.

Exposição (intensidade de luz)

Edição de Imagem, Fotógrafo Lisboa, diogogarcia.com  Edição de Imagem Edi    o de Imagem   Fot  grafo Lisboa diogogarcia

Porque nem sempre é possível fazer a leitura correta da intensidade da luz, a edição em pós produção funciona.

Saturação das cores

Saturação das cores  Edição de Imagem Clipboard01 4

A intensidade da saturação das cores a qual acontece em pós produção, é essencial para que possamos gostar ou não de uma fotografia.

Sombras

Edição de Imagem, Fotógrafo Lisboa, diogogarcia.com  Edição de Imagem Edi    o de Imagem     Fot  grafo Lisboa diogogarcia

Melhorar de forma isolada a luz das sombras ajuda a alcançar um resultado final melhorado.

Claridade

Edição de Imagem, Fotógrafo Lisboa, diogogarcia.com  Edição de Imagem Edi    o de Imagem       Fot  grafo Lisboa diogogarcia

Correção das arestas do limite de cor em contraste e luz.

Adobe Photoshop Lightroom

Edição de Imagem, Fotógrafo Lisboa, diogogarcia.com  Edição de Imagem Edi    o de Imagem Fot  grafo Lisboa diogogarcia

É com recurso ao Adobe Photohop Lightroom que sequencialmente editamos todos os trabalhos fotográficos.

À semelhança do cinema em que o que passa para o espectador são os melhores “takes” já editados, “versão melhorada” essa é também a nossa abordagem em fotografia.

Com edição de imagem a magia acontece!

Boas fotos, sempre com Edição de Imagem!

Saber mais sobre fotografia!

Contacte-nos!

Back to Top