Fotografias com desfoque ou movimento

Featured Image
Fotografias com desfoque ou movimento
5/5 - (3 votes)

O obturador da máquina fotográfica é simplesmente uma barreira mecânica que impede que a luz entre na câmara até que seja necessária, controlando assim quando e por quanto tempo a luz é recebida para expor o sensor. As câmaras digitais mais recentes possuem obturadores electromecânicos de alta velocidade capazes de cronometrar exposições com uma precisão medida em fracções de milissegundos.

Dessa forma os registos fotográficos podem ser muito criativos e ajustados em função do assunto fotografado e do resultado final pretendido.

Fotografias com desfoque ou movimento Fotografias com desfoque e movimento

Juntamente com a configuração de abertura e o controle de sensibilidade, a velocidade do obturador é uma das três maneiras de ajustar a exposição fotográfica. Quando uma fotografia é realizada, o obturador é aberto por um período de tempo precisamente medido, permitindo assim que a luz passe e chegue ao sensor.

A duração da exposição é definida automaticamente pelo medidor de luz da câmara ou manualmente pelo fotógrafo.

Quanto maior for faixa de velocidades de obturador, maior a versatilidade criativa da câmara.

As câmaras digitais SLR mais modernas têm uma ampla variedade de velocidades do obturador disponíveis, geralmente variando de 30 segundos até 1/80000 de segundo, e a maioria também possui uma configuração ‘B’, na qual o obturador permanece aberto por enquanto o botão do obturador for pressionado. O ‘B’ advém de lâmpada, isto porque as câmaras muito antigas costumavam usar um acessório de bulbo de ar como um disparo de obturador.

Fotografias com desfoque ou movimento Fotografias com desfoque e movimento 2 1024x358

Seja em fotografia de casamento, batizado ou em estúdio, é também possível fazer uso criativo desta técnica fotográfica.

Fotografias com desfoque ou movimento Fotografo Casamento Primeira danca Noivos diogogarcia

A velocidade do obturador pode ser ajustada manualmente no modo de exposição manual total ou no modo de prioridade do obturador, este último geralmente indicado por um ‘S’ ou ‘Tv’ no selector de modo de exposição. A prioridade do obturador é um modo de exposição semiautomático no qual o fotógrafo define a velocidade do obturador desejada e o sistema de exposição da câmara ajusta a abertura de acordo para produzir a exposição correcta.

Nos modos de exposição automática e programada, a câmara definirá a velocidade do obturador e da abertura automaticamente. Em condições normais de luz do dia, a velocidade do obturador geralmente será programada entre 1/125 e 1/1000 de um segundo, pois isso é rápido o suficiente para congelar a maioria dos movimentos e reduzir os efeitos da trepidação da câmara. No entanto, em condições de pouca luz, a câmara pode definir uma velocidade de obturador mais lenta.

O efeito da água neblina…

Um dos usos mais eficazes da velocidade longa do obturador é fotografar água corrente. É um efeito bonito embora talvez um pouco usado em demasia, é muito fácil de conseguir. Qualquer corpo de água em movimento, riacho ou cascata serve, desde que tenha água em movimento. (Esta fotografia foi registada em costa de Devon na praia Meadfoot.)

Apontar a câmara e disparar no automático, o resultado será algo assim (abaixo). Parece bom o suficiente, mas é um pouco “aborrecido”.

(Fotografia com uma velocidade do obturador de 1/400 segundos e uma abertura de 15,6).

Fixar a câmara com tripé elimina a trepidação. Agora é possível obter uma velocidade do obturador mais lenta. Com a adição de um filtro (ND 2 pontos o qual escurece a imagem) podemos agora usar uma velocidade do obturador de 4 seg e uma abertura de 16.

Este é o resultado comparativo:

Fotografias com desfoque ou movimento O efeito da agua neblina fotografia

Contacte-nos para saber mais!

Back to Top