Miradouros de Lisboa
Avaliar

21 Miradouros de Lisboa, Visita Virtual 360 aos 21 Miradouros de Lisboa

Situada no estuário do Tejo a cidade de Lisboa desde sempre esteve ligada ao mar e à sua exploração, foi de Lisboa que partiram os navios portugueses que atravessando oceanos nunca dantes navegados levaram os portugueses aos quatro cantos do mundo.

Esta página é dedicada a apresentar uma visita virtual guiada 360º aos 21 miradouros de Lisboa, estes miradouros são também pontos de interesse "de visita obrigatória" para ficar a conhecer melhor a cidade de Lisboa.

Miradouro. Do verbo mirar com origem no latim remete-nos para o ato de olhar com admiração, o nome substantivo vem de mirar+douro, com o significado de lugar elevado donde se avista um horizonte largo.

Cada um dos 21 miradouros para além de uma uma pequena descrição em texto é acompanhado com uma ou mais imagens de navegação 360º o que permite uma visita virtual gratuita e permanente através do seu ecrã.

Esperemos que aprecie os textos que acompanham a identificação de cada miradouro e a navegação por cada uma das 55 imagens 360º mas que não fique por aí...

Faça também uso do mapa google maps (no fim desta página) com a localização exata de cada um dos miradouros e vá para a rua e explore a cidade de Lisboa. Mais do que uma montra de alguns pontos de vista dos miradouros da cidade de Lisboa esta página é acima de tudo um convite impulsionador para que a possa explorar, descobrir e conhecer ainda melhor.

Boa aventura!

Fique a saber mais sobre...

Casamento

miradouros de lisboa Miradouros de Lisboa 1092 570x425
Learn More
Quero mais informação...

Estúdio

miradouros de lisboa Miradouros de Lisboa 0047 diogogarcia
Learn More
Quero mais informação...

Book Fotográfico

miradouros de lisboa Miradouros de Lisboa DG  1799 2 570x425
Learn More
Quero mais informação...
miradouros de lisboa Miradouros de Lisboa 0001 diogogarcia

Miradouro do Elevador de Santa Justa

Também conhecido como elevador do Carmo, trata-se de uma belíssima torre metálica de 45 metros de altura percorrida por duas cabinas e uma passagem superior à Rua do Carmo. Foi construído não por Gustave Eiffel (o engenheiro da Torre Eifel), mas pelo engenheiro Raoul Mesnier du Ponsard, do qual não há quaisquer registos de ter sido discípulo ou ter trabalhado com Gustave Eifel. Ainda assim esta obra ímpar construída em ferro fundido faz as delicias de todos os visitantes e apresenta um ponto de vista esplendoroso para toda a zona da baixa da cidade.

Localização dos 21 miradouros no mapa no final desta página.

miradouros de lisboa Miradouros de Lisboa 0002 diogogarcia

Miradouro do Arco da Rua Augusta

Aberto ao público desde 9 de Agosto de 2013, este miradouro acessível após uma rápida subida de elevador oferece uma vista privilegiada sobre a baixa pombalina, Rua Augusta, Terreiro do Paço, Sé e Castelo de São Jorge. Na  parte superior do Arco é possível observar as esculturas de Célestin Anatole Calmels representando a Glória, coroando o Génio e o Valor. Já no plano inferior, encontram-se esculturas de Vítor Bastos, que representam as personalidades históricas de Nuno Álvares Pereira, Viriato, Vasco da Gama e Marquês de Pombal.

Localização dos 21 miradouros no mapa no final desta página.

miradouros de lisboa Miradouros de Lisboa 0003 diogogarcia

Miradouro do Terreiro do Paço (Praça do Comércio)

Praça do Comércio ou Terreiro do Paço é uma praça da Baixa de Lisboa a qual está hoje parcialmente ocupada por inúmeros departamentos ministeriais. Esta praça tem uma história curiosa quando após o terramoto em 1511 o Rei D. Manuel I, transferiu a sua residência do Castelo de São Jorge para esta magnífica praça. É também aqui que se encontra o mais antigo e famoso café de Lisboa Martinho de Arcada, um dos cafés preferidos de Fernando Pessoa.

Localização dos 21 miradouros no mapa no final desta página.

miradouros de lisboa Miradouros de Lisboa 0004 diogogarcia

Miradouro do Cais das Colunas

Pode não parecer mas também é um miradouro e, por sinal, um dos mais visitados de Lisboa. Este é um local de enorme nobreza com os seus degraus em mármore esta porta de Lisboa virada para o rio, recebeu ao longo dos anos inúmeras figuras ilustres entre as quais Isabel II de Inglaterra. Este ponto de entrada na cidade serve agora de apoio aos diversos barcos e cacilheiros que transportam passageiros entre as duas margens do Tejo. O Cais das Colunas foi, desde o seu início, parte do projeto da Praça do Comércio assinado pelo arquitecto Eugénio dos Santos, aquando da reconstrução da cidade após o grande terramoto de 1755, tendo sido concluído em finais do século XVIII. O Cais das Colunas funciona assim como a porta fluvial de entrada em Lisboa, à sua frente, em linha reta, fica a estátua equestre de D. José I.

Localização dos 21 miradouros no mapa no final desta página.

miradouros de lisboa Miradouros de Lisboa 0006 diogogarcia

Miradouro de Santa Luzia

Este miradouro oferece uma vista ampla sobre Alfama e o rio Tejo, como principais destaques apresentam-se a cúpula de Santa Engrácia, a Igreja de Santo Estevão e as duas torres brancas da Igreja de São Miguel. Este miradouro é também um ponto de paragem "obrigatório" para todos aqueles que sobem da Baixa de Lisboa em direção ao castelo. Também se destaca aqui o busto de Júlio de Castilho, em homenagem ao famoso olisipógrafo.

Localização dos 21 miradouros no mapa no final desta página.

miradouros de lisboa Miradouros de Lisboa 0007 diogogarcia

Miradouro das Portas do Sol

O Miradouro das Portas do Sol proporciona uma vista deslumbrante sobre o bairro de Alfama. Com um estilo de varanda, a vista magnífica da cidade de Lisboa na sua zona oriental combina na perfeição o estuário do Tejo com um abraço a Lisboa. O nome deste miradouro advém da antiga Porta do Sol, integrada na cerca moura de Lisboa, que existia neste local, a qual foi arruinada no terramoto de 1755. Neste miradouro, entre outros vários pontos de interesse, podemos observar a Igreja de São Vicente de Fora e todo o Bairro típico de Alfama que se estende por diversas ruas estreitas e sinuosas até ao majestoso Rio Tejo.

Localização dos 21 miradouros no mapa no final desta página.

miradouros de lisboa Miradouros de Lisboa 0012 diogogarcia

Miradouro do Castelo de São Jorge

Situado na freguesia de Santa Maria Maior, o Castelo de São Jorge assume uma posição de privilégio e destaque proporcionando aos visitantes uma das mais belas vistas sobre a cidade e o estuário do rio Tejo. Declarado monumento nacional em 1910, sofreu grandes obras de restauro durante o século XX que lhe deram o aspeto actual.

Localização dos 21 miradouros no mapa no final desta página.

miradouros de lisboa Miradouros de Lisboa 0014 diogogarcia

Miradouro da Senhora do Monte

O miradouro localiza-se frente à Capela de Nossa Senhora do Monte. A partir dele pode observar-se, para sul, o Castelo de São Jorge, parte da Baixa de Lisboa e o estuário do rio Tejo, para poente, do Bairro Alto até ao Parque Florestal de Monsanto e, para norte, o vale da Avenida Almirante Reis. Este miradouro combina ser um dos mais altos da cidade com uma vista desafogada devido à posição estratégica que ocupa.

Localização dos 21 miradouros no mapa no final desta página.

miradouros de lisboa Miradouros de Lisboa 0021 diogogarcia

Miradouro do Parque Eduardo VII

Baptizado em 1903 em honra de Eduardo VII do Reino Unido, que havia visitado Lisboa no ano anterior para reafirmar a aliança entre os dois países. O espaço que ocupa estende-se por cerca de vinte e cinco hectares e foi aberto no princípio do século XX, originalmente destinava-se ao prolongamento da Avenida da Liberdade. A atual configuração do parque foi projetada pelo arquiteto Francisco Keil do Amaral em 1942.

Localização dos 21 miradouros no mapa no final desta página.

miradouros de lisboa Miradouros de Lisboa 0017 diogogarcia

Miradouro do Torel

Este magnífico miradouro fica no jardim com o mesmo nome bem perto da Avenida da Liberdade. O ascensor da Calçada do Lavra permite um acesso facilitado a este Miradouro. Um café esplanada com uma belíssima vista sobre o lado ocidental da cidade e cadeiras extremamente confortáveis na zona relvada do jardim, convidam os visitantes a relaxar. É também neste miradouro que desde há uns anos, durante o verão, tem vindo a a ser instalada uma praia artificial com areia anexa ao lago da fonte do miradouro, o que faz as delícias das crianças, adultos e turistas. A envolvente a este jardim é rica em numerosos exemplares de moradias nobres dos séculos XVIII e XIX.

Localização dos 21 miradouros no mapa no final desta página.

miradouros de lisboa Miradouros de Lisboa 0013 diogogarcia

Miradouro Sophia de Mello Breyner Andresen (Miradouro da Graça)

Com uma visão deslumbrante sobre Lisboa, o Miradouro da Graça, proporciona uma das mais belas vistas sobre a cidade, junto ao bairro da Graça, este miradouro tem também uma esplanada muito popular entre turistas e residentes de Lisboa. Na bela paisagem, o Castelo de São Jorge assume um local de destaque no panorama de telhados e prédios. Junto ao miradouro é possível apreciar o mosteiro Agostiniano fundado em 1271 e reconstruído após o sismo de 1755. Para aqueles que tiverem a oportunidade de andar de eléctrico, o 28 passa mesmo junto a este magnífico miradouro.

Localização dos 21 miradouros no mapa no final desta página.

miradouros de lisboa Miradouros de Lisboa 0015 diogogarcia

Miradouro de Santa Catarina (Adamastor)

Conhecido como “Adamastor” (devido à estátua presente no local) figura monstruosa imaginada por Camões e descrita em "Os Lusíadas", símbolo do Cabo das Tormentas, é um dos pontos de encontro preferidos pelos lisboetas. No entanto, e sobretudo se estiver bom tempo, é normal que se encha de gente. Seja como for, é bastante amplo e dispõe de um café-bar e espaço verde suficiente em redor. A vista sobre o Tejo é magnífica é possível observar o Tejo, os telhados da freguesia de São Paulo e para ocidente os bairros da Lapa e da Madragoa.

Localização dos 21 miradouros no mapa no final desta página.

miradouros de lisboa Miradouros de Lisboa 0018 diogogarcia

Miradouro do Monte do Agudo

Com uma vista deslumbrante sobre a cidade, o Miradouro do Monte Agudo remonta aos anos 50 e estabelece uma ligação pedonal entre a Rua Heliodoro Salgado, onde se situa a entrada principal, e a Rua Ilha do Príncipe. A localização exata deste miradouro é "quase secreta" pois está escondido pela Escola Secundária Dona Luísa de Gusmão com uma visão ampla para zona norte da cidade e uma sombra acolhedora, aqui encontra a paz tranquilidade, para no horizonte, identificar os inúmeros pontos de referência da cidade.

Localização dos 21 miradouros no mapa no final desta página.

miradouros de lisboa Miradouros de Lisboa 0019 diogogarcia

Miradouro da Penha de França

Junto à Igreja de Nossa Senhora da Penha de França, este miradouro oferece uma vista inesquecível quer para o Vale do Tejo com o horizonte a perder-se no Oceano Atlântico. Para o lado oposto, avista-se o Alto de São João e grande parte das duas margens do rio, Chelas, Marvila e Olivais, na outra margem, o Montijo e Alcochete, ao longe, para norte, avista-se também a Serra de Sintra.

Localização dos 21 miradouros no mapa no final desta página.

miradouros de lisboa Miradouros de Lisboa 0008 diogogarcia

Miradouro de Santo Estevão

Situado no coração de Alfama junto à Igreja de Santo Estêvão é possível desfrutar de uma soberba vista sobre o casario Lisboeta e o rio Tejo. Chegar a este miradouro é apenas possível após uma caminhada pelas ruas históricas de Alfama. Este miradouro é um verdadeiro tesouro escondido no coração do bairro mais autêntico de Lisboa.

Localização dos 21 miradouros no mapa no final desta página.

miradouros de lisboa Miradouros de Lisboa 0016 diogogarcia

Miradouro de São Pedro de Alcântara

Junto ao Bairro Alto, o Miradouro de São Pedro de Alcântara abarca as zonas mais típicas e as mais modernas da cidade. Este miradouro permite desfrutar de um belo panorama de Lisboa, sobretudo da parte Norte e Oriental da cidade. É possível apreciar a Graça, a torre da Igreja da Penha de França, o monte do Castelo, onde a cidade velha se destaca perfeitamente, a Sé de pedra doirada pela luz, as torres brancas de São Vicente, o azul do Tejo e o verde do Parque Eduardo VII.

Localização dos 21 miradouros no mapa no final desta página.

miradouros de lisboa Miradouros de Lisboa 0022 diogogarcia

Miradouro Rocha Conde de Óbidos

Enquadrado por um conjunto de edifícios harmoniosos, nomeadamente o Museu Nacional de Arte Antiga e o Palácio Óbidos-Sabugal, este miradouro localiza-se no Jardim 9 de Abril, também conhecido por Jardim das Albertas ou da Rocha do Conde de Óbidos. A partir deste local, sobranceiro à Avenida 24 de Julho, podemos desfrutar de uma vista panorâmica sobre o Tejo, assim como observar a azáfama no Cais da Rocha do Conde de Óbidos. Duas magníficas escadarias permitem o acesso à Avenida 24 de Julho mesmo à beira do cais.

Localização dos 21 miradouros no mapa no final desta página.

miradouros de lisboa Miradouros de Lisboa 0023 diogogarcia

Miradouro Padrão dos Descobrimentos (Monumento aos Navegantes)

Este monumento é a réplica em betão e pedra do monumento construído em materiais temporários para a exposição do Mundo Português para homenagear as figuras históricas envolvidas nos Descobrimentos Portugueses, o monumento atual foi inaugurado em 1960. O monumento foi pensado inicialmente por Cottinelli Telmo como uma homenagem ao Infante D. Henrique, na sequência de vários projetos. Apesar deste não ser um miradouro típico de Lisboa, foi incluído nesta lista pois permite uma visão esplendorosa sobre o rio Tejo e sobre toda a zona de Belém.

Localização dos 21 miradouros no mapa no final desta página.

miradouros de lisboa Miradouros de Lisboa 0024 diogogarcia

Miradouro Santuário Nacional de Cristo Rei

Este ponto de observação de enorme destaque para a cidade de Lisboa apesar de não ser propriamente um miradouro da cidade, permite um ponto de vista "quase aéreo" aos 113 metros acima do Tejo e com o pedestal do monumento projetado pelo arquitecto António Lino a uns incríveis 82 metros de altura. O santuário e monumento a Cristo Rei constitui a maior atracção turística do concelho de Almada.

Localização dos 21 miradouros no mapa no final desta página.

miradouros de lisboa Miradouros de Lisboa 0020 diogogarcia

Miradouro Alameda Dom Afonso Henriques

Alameda Dom Afonso Henriques, este arruamento de Lisboa foi construído em homenagem ao primeiro rei de Portugal. Com mais de três hectares, tratam-se de duas zonas verdes divididas pela Avenida Almirante Reis. Num topo da alameda está o Instituto Superior Técnico e no topo oposto a Fonte Luminosa. Construída em 1938, a fonte luminosa foi apenas inaugurada 10 anos depois, o projeto é dos irmãos Carlos Rebello de Andrade e Guilherme Rebello de Andrade, esta é uma obra emblemática da cidade, o topo da fonte luminosa permite uma vista ímpar sobre toda a alameda.

Localização dos 21 miradouros no mapa no final desta página.

miradouros de lisboa Miradouros de Lisboa 0025 diogogarcia

Miradouro Restaurante Panorâmico de Monsanto

Desde 2 de Setembro de 2017 que o Restaurante Panorâmico de Monsanto funciona como miradouro oficial aberto ao público todos os dias entre as 09h00 e as 19h00 até 30 de setembro. Entre 01 de outubro e 31 de março, o acesso será feito entre as 09h00 e as 18h00. Este ponto de vista privilegiado no coração verde da cidade de Lisboa merece ser visitado por todos!

Localização dos 21 miradouros no mapa no final desta página.

Localização dos Miradouros no Mapa

Alguns dos nossos projetos...

Volvo Ocean Race 2017 - 2018

No dia 5 de Novembro, data da partida de Lisboa para a cidade do Cabo tivemos a oportunidade de participar neste evento, ficar a conhecer os bastidores e acompanhar as equipas durante a primeira hora de navegação.

 

Foi incrível... continuar a ler!

Marcha de Carnide 2017

Desde fim de Abril de 2017 que acompanhamos a progressão dos ensaios da Marcha de Carnide composta por 48 Marchantes, (24 pares), 2 Padrinhos, 1 Par de Suplentes, 1 Coreógrafo, 1 Porta Estandarte, 4 Aguadeiros, 8 Músicos e 1 Par de Mascotes.

As Marchas têm Lisboa na alma... continuar a ler!

Restaurante Panorâmico de Monsanto

Foi em 1967 que a Câmara municipal de Lisboa ordenou a construção do Restaurante Panorâmico de Monsanto, a inauguração aconteceu no ano seguinte. Projetado pelo arquiteto Chaves da Costa o local tem uma área de sete mil metros quadrados, um espaço soberbo com obras de arte como painéis de Luis Dourdill, altos relevos de Querubim Lapa e azulejos de Manuel Madureira.

Visite este priveligiado miradouro para a cidade de Lisboa. continuar a ler!

Compressport Portugal

A super atleta Carla André que no ano passado superou a temível prova “Marathon des Sables“, 250 km pelo deserto do Sahara e venceu em 2015 as 24h do Luxemburgo, correndo 150km, tem agora um grande e novo desafio: Badwater, nos Estados Unidos, são 217 quilómetros seguidos, com início a 18 de Julho.

Fique a saber mais sobre esta super atleta. continuar a ler!

Joana Alvarenga

Foi no ginásio Tonik das Laranjeiras que se realizou a sessão fotográfica da marca de vestuário Kelly Fitness Brasil com a conhecida atriz e modelo Joana Alvarenga.

 

Resumo fotográfico e breve texto. continuar a ler!

Juntos vamos fazer algo fantástico!

Back to Top