Qual a melhor lente para fotografia de perfil?

Featured Image
Qual a melhor lente para fotografia de perfil?
5/5 - (1 vote)

Por vezes existe a percepção que todas as lentes fotográficas têm uma finalidade específica.

Será verdade? Não, sim ou talvez. Vejamos…

fotografia de perfil Qual a melhor lente para fotografia de perfil? Clipboard03

Partindo do pressuposto que para fotografar vai ser usada uma máquina fotográfica de uma das principais marcas fotográficas: Canon ou Nikon. Para ambas existem inúmeras lentes disponíveis, desconsiderando limitações financeiras, o mais difícil é mesmo escolher.

Sabemos que, por exemplo, lentes macro tem como finalidade focar a distâncias pequenas, com enfoque em fotografia de detalhe, seja um insecto pousado numa flor ou uma aliança. Este tipo de lente tem como principal característica ser capaz de focar e apresentar com enorme nitidez elementos que se encontrem extremamente perto da objectiva. Por esse motivo estas lentes são pouco versáteis e desadequadas para fotografia de perfil.

Uma fotografia de perfil com qualidade pode fazer a diferença seja no Curriculum Vitae, no Facebook ou no LinkedIn.

Dito isto, excluindo lentes específicas como as que são produzidas a pensar na fotografia macro ou tilt shift, outras lentes mais abrangentes podem também ser usadas para fotografias de perfil. Tudo depende do objectivo final pretendido.

Lentes abrangentes podem ser usadas, mas talvez não sejam as ideais. O mesmo se passa com lentes de grande zoom, também estas não são as mais adequadas pois são construídas com o propósito de captar detalhes a uma grande distância.

Para ser possível incluir mais área na imagem final ou para uma maior aproximação, acontece o seguinte: os diversos “vidros da lente” distorcem e compactam a realidade. Este processo acaba por modificar a realidade e assim apresentar uma “nova versão desta”.

Entre as inúmeras lentes disponíveis no mercado existe um relativo consenso entre os amantes da fotografia sobre qual a lente que melhor capta fotografias de retracto.

Pesam na identificação e escolha desta lente factores como a distorção aplicada à realidade mas também a distância de focagem da objectiva. No final pretende-se que a lente seja capaz de reproduzir uma versão da realidade o mais aproximada possível ao que os nossos olhos são capazes de observar.

É isto. No limite fotografar equipara-se a sermos capazes de registar por métodos não oculares a realidade percepcionada pelos nossos olhos.

Assim, identifica-se como um bom exemplo de lente a escolher para fotografia de retracto a lente que, com menor distorção, melhor apresenta a realidade para captura de uma boa fotografia de perfil.

A lente eleita é a lente fixa de 50mm. Pequena mas imensamente poderosa, a lente de 50mm tem a capacidade de compactar, não por excesso nem por defeito, a realidade apresentando assim o melhor resultado final.

Veja-se este vídeo que ilustra bem como diferentes lentes apresentam também a realidade de forma bastante diferente:

Saber mais sobre fotografia!

Contacte-nos!

This error message is only visible to WordPress admins
Error: No posts found.
Back to Top