Perspectiva forçada e ilusão de óptica

Featured Image
Perspectiva forçada e ilusão de óptica
5/5 - (3 votes)

Uma técnica divertida para baralhar percepções

A perspectiva forçada é uma forma de fotografia que baralha a nossa percepção da realidade.

Perspectiva forçada e ilusão de óptica Untitled 1 1024x973

Com recurso a esta técnica fotográfica podemos fazer com que os objectos, na relação entre si, pareçam maiores ou menores do que realmente são. Queres saber como?

👉 Por exemplo, no filme Senhor dos Anéis há uma cena em que Frodo e Gandalf estão sentados à mesa frente a frente. Na realidade, o actor que interpretava o Frodo estava muito mais longe da câmera. O set foi todo construído com a câmera na posição correcta para que o tampo da mesa se fundisse perfeitamente e os dois actores olhando para um ponto predefinido. Mesmo estando a vários metros de distância parece que os personagens se olham nos olhos.

Por certo já tiveste a oportunidade de ver fotografias de pessoas fingindo sustentar a inclinada Torre de Pisa ou outro monumento. Este é o tipo de ilusão de que falamos, quando dois objectos parecem interagir, mesmo quando na realidade estão bastante distantes.

Perspectiva forçada e ilusão de óptica O resultado

A primeira imagem mostra o diagrama da ilusão: uma pessoa parece ser muito menor que outra. Neste caso, a senhora da esquerda tem cerca de metade do tamanho da senhora da direita. A cena é captada a partir da câmera o que se traduzirá no que o espectador da fotografia final vê.

Com a câmera apoiada junto ao chão damos a sensação de que as duas mulheres estão no mesmo nível. Este pormenor é extremamente útil para potenciar a ilusão. 👌

No que diz respeito a configurações fotográficas, para captar esta fotografia recomendamos uma abertura pequena em torno de f/16 ou mais pois só assim é possível obter profundidade de campo suficiente para manter ambos as senhoras em foco nítido.

Perspectiva forçada e ilusão de óptica Como fazer 1024x733

Este diagrama mostra-nos a mesma cena, mas a partir de outro ponto de vista.

Torna-se assim mais fácil entender o que realmente acontece para criar a ilusão. A senhora ao fundo precisa de estar a uma distância duas vezes maior da senhora em primeiro plano e a câmera. 📷

O ponto vermelho assinala o ponto onde a câmera deve focar para que na fotografia as duas pessoas fiquem o mais nítidas possível. À semelhança do referido anteriormente, também nesta cena as pessoas parecem estar a olhar frente a frente mas agora percebemos que na realidade isso não acontece.

Perspectiva rodada

Perspectiva forçada e ilusão de óptica Untitled 3

Para conseguir esta ilusão, a modelo deve ficar deitada de costas no chão com os pés apoiados contra o que é na verdade uma superfície vertical, no final rodamos a imagem. A inclusão de detalhes de fundo ajuda a exagerar a estranheza e dar a entender a fotografia.

Dentro do Balde

Perspectiva forçada e ilusão de óptica Untitled 4 1024x692

Para conseguir o efeito desejado, A foto do balde funcionou muito bem, mas para realmente distorcer a percepção do observador, é necessário colocar a câmera no chão para fazer parecer que ambos os elementos estão ao mesmo nível. Aqui ficam mais três exemplos de perspectiva forçada com ilusão de óptica.

Perspectiva forçada e ilusão de óptica Untitled 5 1

Para conseguir registar a fotografia com os chinelos gigantes sentamos o modelo num banco e enquadramos um ângulo muito baixo com a câmera a cerca de 2 metros de distância. Os chinelos do modelo estão muito perto da câmera, (ainda que pareçam estar nos pés). A esta ilusão damos o nome de sapatos de palhaço ou ‘bigfoot’. Para conseguir este efeito, recomendamos as seguintes especificações fotográficas: abertura f/22.0, velocidade do obturador 1/160 e ISO 500. O foco deverá estar afinado entre o modelo e o seu calçado.

Contacte-nos para saber mais.

Back to Top