Filtro de densidade neutra
Um filtro de densidade neutra não é mais do que um filtro que reduz ou modifica a intensidade de todas as cores. O filtro de densidade neutra pode ser transparente ou cinza, (o mais comum) e tem como principal objectivo reduzir a luz que entra na lente.
Apesar de parecer um contra-senso colocar na frente da lente um filtro que reduz a quantidade de luz que chega ao sensor. Este filtro permite em inúmeras situações aumentar o tempo de exposição e assim evitar fotografias sobre-expostas. Consoante a intensidade da luz, a aplicação de um filtro de densidade neutra adequado equipara-se a reduzir um ou mais stops na exposição.
Para além dos filtros de densidade neutra totais existem também os filtros com gradação, em regra, estes servem para reduzir a luz sobre o horizonte.
É uma situação muito comum, ao enquadrar o céu, devido à maior intensidade de luz sobre o horizonte o céu fica sobre exposto, os filtros com gradação servem para atenuar este efeito. Ao escurecer o céu o filtro de densidade neutra com gradação escurece também a envolvente “acima do horizonte” por vezes este efeito não é o mais desejado.
Durante um dia de verão ao por do sol um filtro de densidade neutra total permite uma longa exposição de aproximadamente 15 segundos.
E assim se consegue este resultado:
Através de fotografias em formato RAW de grande qualidade é também possível em pós-produção efetuar uma correção semelhante à utilização de filtro de densidade neutra, embora a correção não substitua o uso do filtro no momento do disparo.
Visite agora a galeria de fotografias artísticas!
Saber mais sobre fotografia em dicas de fotografia!
Acompanhe o nosso Blog!
Contacte-nos!