Luz dura ou luz difusa?

Luz dura ou luz difusa?

Luz dura ou luz difusa?

Quais as principais características e diferenças?

A diferença entre luz dura e luz difusa incide na relação da zona de luz com a sombra.

Luz dura ou luz difusa? Luz dura ou luz difusa

É comum imaginar que o melhor cenário para fotografias no exterior é céu limpo e sol bem alto, esta é uma situação de luz dura, muitas vezes não ideal para determinados objetivos fotográficos.
Através da gradação entre a luz e sombra é fácil identificar o tipo de luz, assim, quando a fronteira entre a zona de luz e sombra é acentuada e abrupta estamos perante uma luz dura, se a fronteira entre luz e sombra for gradual estamos perante luz difusa.

Entre os dois, não é de todo possível identificar qual o melhor tipo de luz pois estes servem propósitos distintos, no entanto, pode-se afirmar que a luz dura determina um efeito mais forte e dramático enquanto que a luz difusa se caracteriza por uma presença mais ténue a qual permite um maior destaque para a composição.

Fotógrafo, Fotógrafo Casamento, Fotógrafo Casamento Lisboa, diogogarcia.com  Luz dura ou luz difusa? 1120 diogogarcia

Podemos criar luz dura ou luz difusa em função do resultado que pretendemos. Sempre que o foco de luz tem uma grande dimensão, exemplo: janela aberta com cortina, o resultado é uma luz difusa, quando o foco de luz é pequeno e intenso, exemplo: lanterna, o resultado é luz dura.

É relevante considerar que podemos transformar uma luz dura em luz difusa e vice-versa: Um pequeno foco de luz transforma-se em luz difusa, basta para tal colocar um difusor, exemplo: cortina, no seu caminho. A distância da luz ao sujeito fotografado interfere também no tipo de luz obtida, quanto mais próximo estamos da fonte de luz (maior esta se torna), logo mais difusa é a luz obtida.

Por outro lado, independentemente da dimensão da fonte de luz, quanto mais longe está mais pequena esta se torna resultando em luz dura.

Fotografar em luz dura obriga a um maior controlo da exposição devido à grande diferença de quantidade de luz entre zonas de luz e sombra. Ora se expõe corretamente a zona de luz ora se expõe corretamente a zona de sombra, pois a exposição certa para ambas as zonas numa única fotografia torna-se complicada. A solução para este problema pode passar por usar a técnica de fotografia HDR.

Com luz difusa é “mais fácil fotografar” porque o controlo de exposição se torna mais simples devido a não haver a presença de grandes diferenças de intensidade de luz.

Para saberes mais sobre fotografia visita: Dicas de fotografia

Fica a saber mais sobre fotografia de casamentos!
Sabe mais sobre fotografia em dicas de fotografia!
Acompanha o nosso Blog!
Contacta-nos!

www.diogogarcia.com


Warning: array_merge(): Argument #1 is not an array in /home/diogogar/public_html/wp-content/plugins/premium-seo-pack/modules/sitemap/video_info.php on line 525

Leave a Comment!

O seu endereço de email não será publicado.

Back to Top
Podemos ajudar?

Estamos no WhatsApp!