Ficar sempre bem nas fotografias
6 dicas para ficar sempre bem nas fotografias
Ser alvo de uma objetiva não é fácil, pode ser mesmo desconfortável. O melhor conselho é descontrair e agir naturalmente “como algumas vezes se diz… recomenda-se dançar como se ninguém estivesse a olhar”. Todas as pessoas são naturalmente felizes e fotogénicas, basta acreditar e ter confiança para demonstrar melhor essas características.
Contudo, nem tudo é inato, são por isso extensos os estudos e ensinamentos efetuados na área da postura e expressão corporal, isto porque quando observamos uma fotografia, de forma automática efetuamos uma leitura e julgamento da pessoa e situação. Mesmo sem ser intencional percecionamos qual o estado de espírito e a “história de vida da pessoa”.
Quem é fotografado quer aparecer no melhor ângulo, e quem fotografa tem a missão de cumprir esse desejo.
Para que tudo seja mais fácil quando perante a lente fotográfica, a fotógrafa norte-americana Jodee Ball escreveu um artigo particularmente bem ilustrado mencionando com exemplos práticos 6 dicas para ficar sempre bem nas fotografias.
6 dicas para ficar sempre bem nas fotografias
Fazer uma pose sem receios
Deixe o seu corpo descontrair, não fique demasiado rígido nas fotografias. Colocar o corpo em “S” pode ser uma boa dica. Aqui vai outra: cuidado com as mãos nos bolsos.
Rodar ligeiramente o corpo, afastando-se da objetiva
Se decidir baixar-se para a fotografia, não fique demasiado direito (ou direita): não está numa equipa de futebol. Colocar o corpo na diagonal fica bem melhor, defende a fotógrafa.
Cuidado com a posição das mãos
Cuidado com as mãos, para não taparem a cara e para que a palma da mão não fique de frente para a câmara. Jodee Ball sugere colocá-las ao lado do rosto, respeitando os seus contornos.
Descansar e “baixar os ombros”
Outra sugestão é baixar os ombros na imagem: novamente, para não parecer demasiado rígida. Para além disso, não há que esconder as mãos: o segredo é saber colocá-las de forma natural.
Dobrar o joelho mais perto da objetiva
Dobrar os joelhos é outra sugestão da fotógrafa norte-americana: fica a parecer mais natural, e assemelhar-se-à menos a uma figura imóvel.
Rodar o rosto e inclinar ligeiramente a cabeça
Quem já tirou fotografias para o cartão de cidadão sabe que olhar de frente para a câmara, estando perto da mesma, tem um efeito prejudicial. O ideal é mesmo rodar o rosto ligeiramente.
Seja em fotografia de casamentos, ou fotografia de book fotográfico, estas dicas são extremamente úteis.
Muito mais há a dizer sobre este tema, como tal agradecem-se todas as opiniões sobre o que se deve fazer e o que se deve evitar quando na frente da objetiva.
Aguardam-se comentários! 🙂
Visita agora a galeria de fotografias artísticas!
Sabe mais sobre fotografia em dicas de fotografia!
Acompanha o nosso Blog!
Contacta-nos!