Fotografias com enquadramento perfeito

Fotografias com enquadramento perfeito

Antes do disparo, recomenda-se uma boa análise do cenário em que nos encontramos, com especial atenção para a fonte de luz, reflexos e sombras, bem como para as áreas de maior contraste, procurando assim os enquadramentos naturais.

O que são enquadramentos naturais?

Os enquadramentos naturais são elementos que permitem atribuir contexto à fotografia, estes apenas dependem da nossa originalidade e capacidade de imaginação. Há inúmeros exemplos que devem ser testados, entre os quais mencionamos: enquadramentos onde se inclui em destaque toda a moldura de uma janela, ou uma paisagem em baixo com um ramo horizontal no topo, um corredor ou um enquadramento entre dois pilares.

As zonas de luz e sombra são também ótimas fontes de um bom enquadramento, uma parede de sombra com um “triângulo de luz desenhado” é um bom exemplo de uma situação em que existe um enquadramento natural.

Fotógrafo, Fotógrafo Batizados, Fotógrafo Batizados Lisboa, diogogarcia.com rascunho automático Fotografias com enquadramento perfeito 0002 diogogarcia

Também as áreas de contraste são perfeitas para um enquadramento com potencial para um bom resultado. Recomenda-se a procura de contraste que pode ter inúmeras causas: cor, textura, padrão entre outras origens, para as identificar basta aguçar o sentido crítico.

Um dos principais “truques” para ter sucesso na busca de um enquadramento que permita registar uma imagem única passa por executar um exercício muito simples: “andar o mais possível” e conhecer bem o meio que nos rodeia, assumindo a máxima curiosidade e olho crítico procurando sempre variar o ponto de vista.

Por norma, a maioria das fotografias são captadas paralelamente ao chão e ao nível dos olhos, esta é, sem dúvida, a posição mais natural mas também a menos criativa para fotografar. O desafio passa por conseguir olhar a realidade de uma forma diferente, por exemplo: ver em frente “a partir da visão de uma formiga no chão”, ou da raiz de uma árvore em direção ao céu. E assim descobrir novas possibilidades de enquadramentos.

Fotógrafo, Fotógrafo Família, Fotógrafo Família Lisboa, diogogarcia.com rascunho automático Fotografias com enquadramento perfeito 0128 diogogarcia

Há um famoso gesto, representativo da busca pelo melhor enquadramento. Para o executar basta esticar os polegares e os indicadores e assim conseguir um enquadramento entre mãos. Este gesto é tão revelador da busca de um enquadramento original como natural, e assim se procuram novas perspetivas sobre o mundo retratado através da objetiva.

Agora só falta sair, conhecer bem o cenário em que nos encontramos e encontrar o enquadramento perfeito.

Boas fotografias!

Back to Top