Fotografias com enquadramento perfeito
Antes do disparo, recomenda-se uma boa análise do cenário em que nos encontramos, com especial atenção para a fonte de luz, reflexos e sombras, bem como para as áreas de maior contraste, procurando assim os enquadramentos naturais.
O que são enquadramentos naturais?
Os enquadramentos naturais são elementos que permitem atribuir contexto à fotografia, estes apenas dependem da nossa originalidade e capacidade de imaginação. Há inúmeros exemplos que devem ser testados, entre os quais mencionamos: enquadramentos onde se inclui em destaque toda a moldura de uma janela, ou uma paisagem em baixo com um ramo horizontal no topo, um corredor ou um enquadramento entre dois pilares.
As zonas de luz e sombra são também ótimas fontes de um bom enquadramento, uma parede de sombra com um “triângulo de luz desenhado” é um bom exemplo de uma situação em que existe um enquadramento natural.
Também as áreas de contraste são perfeitas para um enquadramento com potencial para um bom resultado. Recomenda-se a procura de contraste que pode ter inúmeras causas: cor, textura, padrão entre outras origens, para as identificar basta aguçar o sentido crítico.
Um dos principais “truques” para ter sucesso na busca de um enquadramento que permita registar uma imagem única passa por executar um exercício muito simples: “andar o mais possível” e conhecer bem o meio que nos rodeia, assumindo a máxima curiosidade e olho crítico procurando sempre variar o ponto de vista.
Por norma, a maioria das fotografias são captadas paralelamente ao chão e ao nível dos olhos, esta é, sem dúvida, a posição mais natural mas também a menos criativa para fotografar. O desafio passa por conseguir olhar a realidade de uma forma diferente, por exemplo: ver em frente “a partir da visão de uma formiga no chão”, ou da raiz de uma árvore em direção ao céu. E assim descobrir novas possibilidades de enquadramentos.
Há um famoso gesto, representativo da busca pelo melhor enquadramento. Para o executar basta esticar os polegares e os indicadores e assim conseguir um enquadramento entre mãos. Este gesto é tão revelador da busca de um enquadramento original como natural, e assim se procuram novas perspetivas sobre o mundo retratado através da objetiva.
Agora só falta sair, conhecer bem o cenário em que nos encontramos e encontrar o enquadramento perfeito.